Indicações de livros sobre Psicologia Escolar
Psico escolar
Uma das solicitações que eu mais recebo no meu direct do instagram (já segue a gente? @psicoescolar.ltda), é para que eu indique livros em Psicologia Escolar que auxiliem a nossa prática.
Tem alguns vários que eu indico assim: de olhos fechados. Portanto essa lista terá uma parte 02 também! Já aproveita e se organiza para adquirir:
- Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica – volume 1 (organizado por Adrielle de Matos Borges Teixeirae Claisy Maria Marinho-Araújo): O livro apresenta a promoção e disseminação de práticas educacionais bem-sucedidas, mediadas pela ação e pelo conhecimento psicológico, visando melhorar a qualidade da educação;
- Práticas exitosas em Psicologia Escolar Crítica – volume 2 (organizado por Izabella Mendes Sant'Anae Claisy Maria Marinho-Araújo): É o segundo volume de uma coletânea composta por três livros. As temáticas abordadas sinalizam reflexões, possibilidades, desafios e, especialmente, experiências bem-sucedidas em Psicologia Escolar em diversos cenários de pesquisa e atuação que se evidenciam na contemporaneidade;
- A Produção do Fracasso Escolar - Histórias de Submissão e Rebeldia (autora Maria Helena de Souza Patto): Publicado pela primeira vez há mais de duas décadas, a Produção do Fracasso Escolar, de Maria Helena Souza Patto, segue sendo uma obra de referência para pesquisadores em educação, gestores de sistemas e professores, o que mostra que os desafios continuam sendo os mesmos. Selo “tem que ler” de leitura para quem trabalha com educação;
- Piaget, Vigotski, Wallon - Teorias psicogenéticas em discussão (autores: Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas): Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Nesta obra, consagrada por crítica e público, os autores traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores. Sabemos que a prática é sempre motivo de preocupação para nós profissionais da Educação, mas para um boa prática é necessário conhecimento teórico, assim teremos uma práxis de qualidade.
Em um próximo post trago a parte II. Acompanha a gente para não perder. Quer contribuir com o blog e a disseminação da Psicologia Escolar? Me chama.
*Não esqueça de nos citar caso utilize esse texto;
**Comprando pelos links disponibilizados você auxilia a manutenção do blog!